Durante toda esta semana, 15 atletas da seleção masculina de vôlei sentado estiveram no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, para participarem da 1ª semana de treinamento visando a conquista dos Jogos Parapanamericanos, que será realizado no mês de agosto, em Lima, no Peru. Entre os convocados estão três atletas estreantes e um que retorna após oito anos.
A novidade nesta lista de atletas estão um atleta do Paraná, um jogador de Minas Gerais, um atleta sergipano e outro paulista. A Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) programou cinco fases de treinamentos até a competição, caso o Brasil conquiste a medalha de ouro, ganha também a vaga nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.
Retornando entre os selecionáveis após vários anos afastado do esporte, o mineiro Samuel Henrique Arantes, 32 anos, não escondia a satisfação de treinar ao lado dos melhores do Brasil. “Iniciei no esporte em 2008 e neste mesmo ano fui convocado para seleção que participou das Paralímpiadas de Pequim. Em 2011, não conseguir mais conciliar o esporte com o emprego e tive que optar. No ano passado, voltei a jogar pelo time do Corinthians, na Série Prata, e o técnico da seleção me viu jogando e convocou. Espero estar relacionado entre os 12 que vão disputar o Parapan”.
Estreando na seleção, o atleta sergipano Anderson Melquiades da Silva, 23 anos, iniciou na modalidade há quatro anos e não esperava em ser convocado. “Sempre sonhei em está aqui, de ser convocado. Está sendo uma experiência totalmente nova que até então não tinha vivida, cada treino é um novo aprendizado e espero absorver o máximo de tudo”.
Prestes a completar mais um ano de vida, jogador paranaense Alex Witkovski, 25 anos, comentou do aprendizado junto a seleção. “Pra mim tudo isto está sendo um presente antecipado, já que faço aniversário no próximo dia 28. Não tenho como descrever a emoção de em pouco tempo praticando o esporte estar aqui jogando ao lado Wescley e Danielzinho, pessoas com bastante experiência”.
Com apenas 18 anos de idade, o atleta paulista Thiago Costa dos Santos Rocha possui uma larga vivência na modalidade que está aprimorada com os treinos na seleção. “Apesar de ter nove anos praticando a modalidade, aqui está sendo uma nova experiência em poder treinar com um time de grande porte. Sei que aqui posso fazer minha carreira”.