Em uma partida emocionante, a seleção feminina conquistou a medalha de bronze na Copa do Mundo de vôlei sentado ao derrotar por três sets a zero a Alemanha (25/13, 25/17 e 25/18). A seleção masculina ficou com a quinta colocação ao vencer por três sets a um a China (25/21, 25/22, 26/28 e 25/20). A competição aconteceu em Cairo, no Egito, e reuniu a principais seleções do mundo.
O Brasil começou a competição perdendo a primeira rodada, a seleção feminina foi derrotada pelo Canadá e a masculina tropeçou na China. As meninas voltaram a perder na semifinal para a China, por 3×0. A equipe masculina não conseguiu vencer a Alemanha nas quartas de finais e ficou de fora da disputa de medalha.
Além da medalha de bronze, duas atletas ganharam bola de ouro na competição. Gizele Costa foi escolhida como melhor líbero e Janaina Petit como melhor bloqueio.
Fazendo um balanço da atuação da seleção masculina, o técnico Agtônio Guedes, afirmou que o resultado não foi o esperado. “Chegamos na competição com o objetivo de fazer a final, rodamos uma estratégia, mas, infelizmente perdemos nas quartas de finais para a Alemanha. Ficar na quinta colocação nos dá pontuação para nos mantermos na terceira colocação no ranking mundial. Algo importante, é que vimos que no cenário internacional tem várias seleções emergentes, como China, Cazaquistão e a Alemanha com o formato de Londres”.
Para o técnico da seleção feminina, Fernando Guimarães, mostrou-se satisfeito com o resultado. “É a primeira Copa do Mundo e já com uma medalha. É um terceiro lugar muito honroso, onde vimos muitas meninas novas aparecendo que me deixou muito feliz. As meninas deram conta do recado e acredito que temos um caminho muito bacana até Paris. Quero agradecer a CBVD, que fez uma boa preparação. Fiz uma promessa para elas, que quando chegasse a seleção nunca mais sairíamos do pódio e aqui estamos”.