A Copa do Mundo de Voleibol Sentado acontece no Egito, de 8 a 19 de novembro de 2023. As duas seleções brasileira participarão da competição e, portanto, tiveram uma semana intensa de treinamentos, em busca de mais um ouro.
O time masculino fez intercâmbio na Alemanha, onde jogou com a seleção local em preparação para os jogos e, agora, seguem para o Cairo, cidade da competição. “Foram dias muito proveitosos onde, além dos treinos em conjunto com a seleção alemã, tivemos a oportunidade de realizar três jogos oficiais, que avaliamos tanto os aspectos coletivos da equipe, quanto os aspectos táticos. Foi um excelente momento para testar nossa seleção e dá ritmo de jogo a todos os jogadores antes da Copa do Mundo”, comentou o técnico da seleção masculina, Agtônio Guedes.
O time feminino ficou concentrado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, onde as paratletas jogaram estrategicamente com os times masculino do SESI e Paulistano. “Vamos jogar com muitos desses mesmos adversários nas Paralímpiadas, que acontece já daqui um ano. Então, essa vitória é importante. Costumo dizer que a história pode ser escrita em três cores, espero que a gente escreva em dourado, pois estamos preparados”, disse muito confiante o técnico da seleção feminina, Fernando Guimarães.
Vale destacar que o time masculino do Brasil é o atual campeão do Zonal Championships, torneio que carimbou o passaporte da seleção verde e amarela para os Jogos Paralímpicos Paris 2024. O time feminino também está com vaga garantida ao ser campeão Mundial em 2022.
O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), Ângelo Alves Neto, está acompanhando de perto todo o processo. “Ambas as seleções têm evoluído bastante e nós ficamos muito felizes em saber que os esforços têm surtido efeitos positivos. O Brasil só cresce nessa modalidade, portanto, acreditamos que vem mais medalha por aí”.
O vôlei sentado brasileiro conta com o patrocínio oficial das Loterias Caixa e da Audi Brasil.