As seleções brasileiras de vôlei sentado, masculina e feminina, chegaram na Europa para disputar o Torneio Holandês, que acontece na cidade de Assen, na Holanda, nos dias 1ª, 2 e 3 de julho. A competição terá a participação das principais equipes do mundo, a exemplo do Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Holanda, Alemanha, Cazaquistão, Canadá e Itália.
O torneio masculino terá a presença de seis seleções, onde serão realizadas seis rodadas, com três partidas cada, tendo os dois melhores se enfrentando (1ª x 2ª), depois 3ª x 4º e por fim, 5ª x 6ª. O torneio feminino terá sete equipes participando, onde todos jogam contra todos e o campeão será a seleção com melhor resultado.
De acordo com o técnico da seleção masculina, a expectativa é do Brasil voltar com medalha. “Nossa expectativa é sempre de chegar o mais alto do pódio possível e será a nossa primeira competição após Tóquio, onde mantivemos seis jogadores e temos seis novatos. Estamos treinando pesado, só que jogando é totalmente diferente, preciso ver esses meninos jogando para saber o que eles podem oferecer e quanto aguentam”, disse Fernando Guimarães.
O técnico também comentou da preparação da equipe. “Tivemos três fases de treinamentos, agora estamos reunidos dois dias antes da viagem para fazer quatro treinos e embarcamos na quarta, treinamos na quinta e na sexta estreamos na competição. Acredito que as outras equipes estão mais à frente na preparação, porque os times europeus jogam muito devido a facilidade das competições. Aqui jogamos de 10 a 15 jogos por ano, lá eles jogam de 80 a 120 jogos por ano, temos que suprir na técnica, na vontade e na tática ”, finalizou Fernando.
Para o técnico da seleção feminina, Marcelo Francisco, a competição será sua estreia no comando da equipe. “Este torneio abre a temporada para o próximo ciclo paralímpico, onde as equipes se renovam e assim conhecemos os novos jogadores e novos esquemas táticos. É um torneio muito importante para a temporada em Paris 2024, como a caminhada está mais curta, é possível sabemos como está nossos principais adversários, como Estados Unidos, Canadá, Holanda e Itália”.
Sexta 1/7
13h – Brasil x Canadá (Feminino)
15h – Brasil x Grã-Bretanha (Masculino)
17h – Holanda x Brasil (Feminino)
19h – Estados Unidos x Brasil (Masculino)
Sábado 2/7
9h – Brasil x Alemanha (Feminino)
11h – Cazaquistão x Brasil (Masculino)
13h – Estados Unidos x Brasil (Feminino)
15h – Brasil x Holanda (Masculino)
Domingo 3/7
9h – Brasil x Itália (Feminino)
11h – Brasil x Alemanha (Masculino)
13h – Grã-Bretanha x Brasil (Feminino)
15h – 1º x 2º ; 3º x 4º ; 5º x 6º
A CBVD conta com o patrocínio da Loterias Caixa e da Audi Brasil.