A seleção brasileira masculina de vôlei sentado conquista o pentacampeonato do Para Zonal Championships e garante vaga nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. O título veio da vitória sobre os Estados Unidos, por três sets a zero (25/20, 25/19 e 25/19), na partida realizada na cidade de Edmonton, no Canadá, neste sábado, 13.
O Brasil finalizou o torneio invicto, perdendo apenas um set para os Estados Unidos na fase classificatória. Além do título, três jogadores brasileiros foram os destaques da competição: Daniel Yoshizawa (melhor jogador – MVP), Luís Fabiano (melhor bloqueio) e Leandro da Silva (melhor ataque).
Com essa conquista da seleção masculina, a Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes garante a participação nos dois naipes dos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Já a equipe feminina ganhou a vaga no Mundial na Bósnia.
Não escondendo a emoção do título, o presidente da CBVD, Ângelo Alves Neto, comentou: “Agora, as duas seleções estão classificadas para os Jogos Paralímpicos de Paris em 2024. A equipe feminina garantiu a vaga quando conquistou o mundial inédito na Bósnia, em novembro do ano passado, e a equipe masculina carimbou o passaporte nesta competição”, revelou entusiasmado.
O presidente continuou. “Sinto que meu dever foi parcialmente cumprido, como descrito no planejamento estratégico da CBVD. Ainda temos duas batalhas a serem vencidas, a Copa do Mundo no Egito e o ouro das duas seleções nas Paralimpíadas de Paris. Com isso, encerro minha jornada com chave de ouro”, disse Ângelo.
A competição teve a participação de quatro seleções: Brasil, Estados Unidos, Canadá e Argentina, no torneio organizado pela Panamerica Paravolley.
O vôlei sentado brasileiro conta com o patrocínio oficial das Loterias Caixa e da Audi Brasil.