O Brasil alcançou um feito extraordinário ao garantir, pela segunda vez consecutiva, a classificação das seleções, masculina e feminina, para os Jogos Paralímpicos no vôlei sentado. Essa conquista marca um momento histórico para o paradesporto nacional,
demonstrando excelência e determinação em ambos os gêneros. Somos o único país, além da França (convidada por ser sede dos Jogos), a ter a participação das duas equipes.
A Seleção Feminina se consagrou campeã mundial, em 2022, em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina de forma invicta. O ouro inédito atestou a vaga para Paris 2024 e coroou a equipe como uma das potências da modalidade no cenário internacional.
No Zonal Championship, no Canadá, Seleção Masculina conquistou o título, também, de forma invicta, com vitórias sobre Argentina, Canadá e Estados Unidos, e consolidou o Brasil como um dos favoritos ao pódio nas Paralimpíadas.
A CBVD – Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes não tem poupado esforços para proporcionar as melhores condições de preparação rumo a Paris 2024.
O presidente da CBVD, Angelo Alves Neto, celebrou o marco histórico: “É um momento de grande orgulho para vôlei paralímpico brasileiro, já que ambos os feitos foram na atual gestão. Essas conquistas das seleções demonstram a força do trabalho executado desde o início dessa caminhada, nunca deixei de acreditar que minhas ações se transformariam nesse sucesso, mas não chegamos no objetivo final. O Brasil é o favorito ao topo do pódio, por isso, só vamos buscar nossas medalhas de ouro.”
Essa dupla classificação ressalta a importância e o compromisso da CBVD com o desenvolvimento do vôlei paralímpico e nos coloca como um país de sucesso na modalidade.
Faltam 134 dias para as Paralimpíadas de Paris 2024, e as Seleções continuam treinando, incessantemente, para realizar um campeonato de excelência e conquistar o ouro.