Na última terça-feira, 21, a World ParaVolley e o Comitê Organizador dos Jogos Paralímpicos divulgaram os chaveamentos da fase de grupos do Vôlei Sentado para as Paralimpíadas de Paris 2024. O Brasil é o único país a classificar as equipes masculina e feminina na modalidade.
A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei Sentado está no Grupo B, onde enfrentará as equipes do Canadá, Ruanda e Eslovênia. A equipe brasileira, que vem numa sequência de duas medalhas de bronze nas últimas Paralimpíadas, se consagrou campeã mundial, em 2022, em Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina de forma invicta.
A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei Sentado, também, está no Grupo B, ao lado de Irã, Alemanha e Ucrânia. O Brasil conquistou a vaga no Zonal Championship, no Canadá, em 2023, de forma invicta.
Todos os resultados positivos fazem parte do trabalho contínuo desempenhado pela CBVD – Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes, que segue em um ciclo de preparação intenso, traçando um plano estratégico e minucioso.
O presidente da CBVD, Ângelo Alves Neto, demonstra entusiasmo: “Com os chaveamentos definidos, o Brasil segue firme em seu caminho para brilhar nas quadras de Paris. Sei que a trajetória será árdua, afinal, enfrentaremos equipes de altíssimo nível, mas estamos prontos para realizar um campeonato de excelência e conquistar as medalhas de ouro. Tenho certeza de que levaremos o Brasil ao topo do pódio, é para isso que estou trabalhando.”
Faltam apenas 98 dias para o início dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que simbolizam o ápice do calendário esportivo. À medida que a competição se aproxima, as Seleções Brasileiras enfrentam uma rotina cada vez mais exigente. A expectativa é que continuem aprimorando sua forma física, técnica e tática, garantindo que a equipe esteja no auge da preparação.
Feminino
Grupo A: França, Estados Unidos, China e Itália
Grupo B: Canadá, Brasil, Ruanda e Eslovênia
Masculino
Grupo A: França, Egito, Bósnia-Herzegovina e Cazaquistão
Grupo B: Irã, Brasil, Alemanha e Ucrânia