O Brasil venceu a seleção do Canadá no Desafio Internacional de Vôlei Sentado pelo placar de 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 29/27 e 25/22. A partida aconteceu na tarde da última sexta-feira, 7, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com transmissão ao vivo do canal SporTV 3.
As duas equipes fizeram a reedição da final do Mundial, que aconteceu em novembro, na cidade de Sarajevo, na Bósnia, que consagrou a seleção brasileira como a melhor do mundo. As seleções treinam para o Torneio Zonal Champioships, que ocorre em maio, em Edmonton, no Canadá.
O técnico da seleção brasileira, Fernando Guimarães, destacou os benefícios do intercâmbio. “Tem sido uma semana muito proveitosa, com jogo muito interessantes com o Canadá. Serão oito jogos e oito formações diferentes do Brasil. Vimos que a equipe do Canadá evoluiu muito e sabe jogar com inteligência. Foi muito bom que podemos ver várias situações. Temos um caminho longo até Paris 2024. Não tivemos a presença da Nathalie, de todo modo, as meninas se doaram e fizeram uma boa semana. Sabemos que temos muito a melhorar e estamos chegando em apenas 40 a 50% do ideal, nosso objetivo é chegar no mínimo à 80%, para ficar muito difícil de ganharem da gente”.
A técnica da seleção canadense, Nicole Ban, avaliou a experiência como positiva. “Nossa experiência aqui no Brasil, no Centro Paralímpico Brasileiro, foi incrível. É um local surpreendente, juntamente, com o alojamento. As refeições foram muito boas e nutritivas para nossas atletas. Para nós, competir com as melhores jogadoras do mundo, que acabaram de ganhar o Campeonato Mundial, é algo que não podemos fazer em nosso país. Nesse sentido, nós somos muito gratas por estarmos aqui, no Brasil, e por vocês serem bons anfitriões”.
A treinadora continuou. “Esperamos fazer essa experiência algo anual, adoraríamos voltar. Os amistosos também foram muito bons e competitivos. Obviamente que perdemos hoje por três sets, mas, estivemos a todo momento com a pontuação acirrada e estamos aprendendo a competir. Vocês sabem como virar o jogo nos momentos cruciais e estamos aprendendo a fazer o mesmo, jogar de igual para igual. Gostamos bastante do Centro de Treinamento Paralímpico, claro que nós não temos a mesma infraestrutura, nossa realidade é distinta. Mas, vocês estão de parabéns por tudo. Obrigada”, finalizou Nicole.
Intercâmbio
As seleções do Brasil e do Canadá estão treinando juntas desde o dia 2 de abril, em preparação para o torneio que dará vaga para os Jogos Paralímpicos Paris 2024. A equipe verde e amarela está com a vaga garantida após a conquista do mundial.