Durante a 4ª Fase de Treinamento das seleções brasileiras de vôlei sentado, o Brasil receberá a visita da seleção do Canadá feminina, atuais vice-campeãs mundiais, para um intensivo de treinos e jogos entre as equipes em preparação para o Zonal Championships, que acontece em maio. A semana de treinamento acontecerá de 2 a 9 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
A seleção brasileira feminina é a atual campeã mundial, onde venceu por três sets a dois o Canadá em uma final inédita do torneio realizada na Bósnia no final de 2022. No período de 26 de março a 2 de abril, no mesmo local, a seleção masculina de vôlei sentado também estará em treinamento.
Para o técnico da seleção brasileira feminina, Fernando Guimarães, o intercâmbio será muito positivo. “O Canadá, atual vice-campeã mundial, irá fazer uma semana de treinamento junto com a seleção brasileira feminina. Nossa equipe está diferente, estamos colocando duas jogadoras que não são levantadoras de ofício na posição para deixar a equipe mais alta e nosso ataque muito mais potente”, revelou.
O treinador continuou. “Será nova filosofia de jogo, um novo esquema tático. Teremos um ano e meio até Paris 2024, porque já estamos classificados com a conquista do Mundial. Teremos a possibilidade de formar uma equipe nova que irá chegar ainda mais forte nas Paralímpiadas. Será um teste muito bom, onde poderemos fazer sete jogos contra o Canadá e definir o time que irá para o Zonal”, disse Fernando.
Sobre a seleção masculina, o técnico comentou sobre o Zonal. “Esta é a competição mais importante do ano para o masculino porque é lá que eles vão conquistar a vaga para os Jogos Paralímpicos Paris 2024. Temos muita coisa para acertar e eles estão entendendo a dificuldade que vão enfrentar e a responsabilidade de ganhar essa competição. Conseguimos aumentar a estatura da equipe e mudamos alguns atletas de posição”, disse Fernando Guimarães.
Zonal Championships
O Zonal Championships acontecerá de 9 a 13 de maio 2023, na cidade de Edmonton, no Canadá. A maior competição de vôlei sentado das Américas terá a participação de seis seleções masculinas e cinco femininas. O torneio é organizado pelo Panamerica Paravolley.
Participantes
Masculino: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Costa Rica e Venezuela;
Feminino: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Peru e Venezuela.