Em uma partida histórica, o time do Sesi-SP superou a Aspaego-GO e venceu a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro Feminino de Vôlei Sentado. As paulistas triunfaram por 3 sets a 2, com parciais de 23/5, 21/25, 25/23, 25/20 e 15/11. A eletrizante disputa aconteceu nesta quarta-feira, 5, no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia.
O Sesi iniciou a partida em desvantagem nos dois primeiros sets, mas, no terceiro set, mesmo com a ASPAEGO em vantagem de três pontos, esboçou uma reação e iniciou a virada. No quarto set, a equipe paulista manteve a vantagem e empatou o jogo. No tiebreak, o Sesi impôs seu jogo, venceu a partida e ergueu a taça de campeã.
Na disputa pela medalha de bronze, o time goiano da Adfego venceu a equipe da Apesblu por 3 a 1, com parciais de 26/24, 17/25, 25/21 e 25/11. O confronto prometia emoção, já que na fase classificatória, as meninas de Santa Catarina haviam levado a melhor.
O presidente da CBVD, Angelo Alves Neto, expressou sua gratidão pelo apoio na realização de mais uma competição em Goiânia. “Esta foi uma das competições mais bonitas e bem organizadas que já realizamos. Agradeço ao secretário Rudson Guerra, ao superintendente Kanashiro, e à presidente da Adfego, Clara, pela parceria de sempre. Este campeonato é o último antes dos Jogos Paralímpicos de Paris, e todas as atletas campeãs mundiais estão aqui, dando um brilho maior ao evento”.
Angelo Alves Neto destacou ainda a importância do evento para o desenvolvimento do paradesporto no Brasil e reafirmou seu compromisso com a modalidade. “Eventos como este são fundamentais para promover o esporte e a inclusão. Continuaremos trabalhando para oferecer mais oportunidades e apoiar nossas atletas”.
A presidente da Adfego, Clara, também demonstrou sua satisfação ao prestigiar a competição. “É uma satisfação enorme estar aqui. É uma honra poder contribuir para a realização deste campeonato. Uma competição como esta representa qualidade de vida. A Adfego é uma associação de defesa dos direitos, e é nosso papel incentivar e buscar apoio de todas as formas. O esporte é vida e resultado, e queremos trabalhar cada vez mais essa dignidade em nosso Estado”.
O superintendente de Esporte do Estado de Goiás, Mário Kanshiro, afirmou que a parceria com a CBVD será renovada todos os anos. “Quero parabenizar o presidente da CBVD, Angelo Alves Neto, por este evento. É isso que nosso governador Ronaldo Caiado deseja: que tragam boas lembranças do nosso Estado para inspirar as novas gerações. O Estado de Goiás está à disposição da CBVD”.
O vereador de Goiânia, Willian Veloso, destacou que em competições como esta, quem ganha são as pessoas com deficiência. “O resultado é o de menos nesta competição. O que ganha aqui é a inclusão e o fomento dos direitos das pessoas com deficiência, enquanto agentes propagadores de boas práticas, no caso, o paradesporto”.