A Confederação Brasileira de Vôlei para Deficientes (CBVD) iniciou na última segunda-feira, 9, a primeira semana de treinamento para preparação dos paratletas para o Campeonato Mundial da modalidade. Neste terça-feira , 10, os 28 integrantes da seleção brasileira, divididos em 13 mulheres e 15 homens, estão passando por uma avaliação termográfica e funcional com profissionais especialistas na área.
Para dar uma melhor qualidade aos treinamentos e atingir melhores resultados nas competições, a CBVD concentrou todos os paratletas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado na Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, Bairro Vila Guarani. Durante todo o dia, os integrantes da seleção foram fotografados com o aparelho de termografia onde são avaliados a musculatura.
Outra análise criteriosa que os paratletas estão sendo submetidos é a avaliação funcional, onde uma fisioterapeuta está analisando musculaturas específicas para prescrição consciente de exercícios que contribuirão para a modalidade. Após esta análise inicial, o preparador físico irá prescrever treinos com foco na preservação da integridade física do atleta.
De acordo com o diretor Técnico da CBVD, Jônatas Borba, a Confederação trouxe três profissionais para avaliar de forma inédita os paratletas que irão defender as cores verde e amarelo nas competições internacionais. “Estas avaliações servirão de parâmetros para acompanharmos cada atleta, intervindo de forma assertiva preservando-os e amplificando o potencial individual de nossos atletas”, declarou.
Danilo Cardoso