A 2ª semana de treinamento da seleção feminina de vôlei sentado foi concluída no último fim de semana. Nesta fase, foram convocadas 14 atletas da seleção brasileira feminina principal e 12 atletas da seleção brasileira feminina de base jovem. O período de preparação aconteceu de 20 a 27 de março, tendo o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, como sede para as equipes.
Houve três jogos amistosos entre a seleção brasileira feminina principal e o paulistano masculino, onde foi possível observar os pontos principais a serem mais trabalhados na equipe. Houve também dois jogos amistosos entre as seleções principal e de base.
“Conseguimos melhorar condicionamento físico e melhorar a parte técnica das novatas, foi muito bom, extremamente produtivo. Também tivemos amistosos que serviram muito para gente aprender a se deslocar melhor, a se posicionar, então foi perfeito nesse sentido. Agora a gente vai se preparar para próxima etapa, pensando em campeonatos, aonde a gente vai dar uma cara melhor pra equipe, um melhor aprimoramento do sistema tático e assim por diante”, disse o assistente técnico da seleção principal, Marcelo Francisco.
As atletas também fizeram atividades com a psicóloga Elaine Santos, que passa a integrar o time de comissão técnica da equipe, além de diversos exercícios para recuperação muscular, realizados com a fisioterapeuta, Ana Lima.
Algumas atletas comentaram sobre a segunda fase: “A segunda fase de treinamento foi muito boa, agradeço a CBVD por todo o investimento, pelas meninas novas, falando sobre a base é uma coisa que a gente não tinha anteriormente e a gente que é mais velha vê que tem um futuro, que o esporte não vai acabar, que o vôlei não vai acabar”, disse Nathalie Filomena, 16 vezes campeã brasileira e capitã da seleção principal.
“A fase de treinamento foi muito boa essa semana porque tivemos jogos amistosos onde podemos ver onde estamos tendo falhas e pra termos campeonatos precisamos ter amistosos, e cada vez mais se continuar tendo esses amistosos tanto com o time masculino quanto com o feminino, vai ser muito bom pra nós, um desenvolvimento fantástico”, falou Pâmela Pereira, duas vezes medalhista na Paralimpíadas da seleção principal.
A atleta sergipana, Jenifer Silva, que foi convocada pela segunda vez para a seleção de base, contou um pouco de sua experiência nessa segunda fase: “Essa segunda fase foi muito importante porque eu pude participar de amistosos com a seleção principal e assim ter várias experiências, na qual eu vou crescer muito com isso e pude evoluir bastante como o restante de meu time. Como a primeira sergipana a fazer parte da seleção de base, eu vou sair daqui muito grata por tudo, meus técnicos são incríveis e toda a participação deles aqui junto com a principal vai me acrescentar muito.”
“A segunda semana de treinamento da seleção de base teve um rendimento muito satisfatório, as meninas deram uma crescida bem legal, principalmente a parte fundamental, a questão do toque, saque, manchete, deu uma melhorada muito significativa”, comentou Cleberson Menezes, técnico da seleção feminina de base.
Audi Brasil
Na última quinta-feira, 24, foi realizada a visita da Audi do Brasil, nova patrocinadora do voleibol sentado brasileiro, durante um dos jogos amistosos contra a equipe do Paulistano. A montadora foi representada pelo diretor executivo e CFO da Audi, Ranier Maas, e do executivo de Marketing e Comunicação, Cláudio Rawicz.
O vôlei sentado brasileiro conta com o patrocínio oficial das Loterias Caixa.