NOTA DE REPÚDIO a decisão do Club de Regatas Vasco da Gama

A Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) vem a público REPUDIAR a decisão tomada pelo Club de Regatas Vasco da Gama que comunicou na última terça-feira, 13, extinção do Departamento de Esporte Paralímpico, que funcionava desde 2004, encerrando diversas modalidade praticadas dentro do clube. Ao passo em que também presta a sua solidariedade a todos que foram afetados por esta ação. Serão várias equipes desfeitas e funcionários que ficaram desempregados dentro de um cenário de incertezas devido a pandemia do covid-19.

O vôlei sentado será uma das equipes prejudicadas com esta decisão, o time do Vasco vem se destacando dentro da modalidade no Brasil e nos últimos dois anos ocupou o pódio do Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado – Série Ouro, principal competição no país, conquistando o segundo lugar em 2018 e a terceira colocação em 2019. É importante frisar que as entidades do desporto nacional não vêm dando a devida atenção ao paradesporto, apesar dos resultados alcançados nas últimas Paralimpíadas.

Ao que se percebe, não se faz muito esforço para manter nossos paratletas em atividade. O paradesporto tem sua importância social renegada pelo Vasco da Gama com essa atitude nefasta que além de corroborar para o enfraquecimento do paradesporto, ainda leva centenas de pessoas ao desemprego, demonstrando sua pouca, ou nenhuma atenção, com seus atletas e funcionários.

Enquanto o esporte olímpico será mantido sem nenhum corte, a medida mostra-se discriminatória e desnecessárias devido ao valor bruto da folha salarial dos colaboradores dos esportes paralímpicos. O Club de Regatas Vasco da Gama é uma equipe que sempre esteve à frente de diversos movimentos, sendo pioneiro na inclusão de atletas negros e deficientes, porém, nesse momento demonstra um retrocesso abominável.

A CBVD lamenta a medida tomada e solicita que seja repensada, restaurando o esporte paralímpico ao quadro esportivo do tão respeitado clube.

Quanto aos atletas e comissões técnicas, traduzimos nossa solidariedade e esperamos encontrar juntos uma solução para a manutenção de tão importante quadro de atletas e profissionais vinculados ao paradesporto.

 

 

 

Ângelo Alves Neto

Presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes

 

 

Copyright Confederação Brasileira de Voley para Deficiente. Desenvolvido por Softeam
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support