No último dia 24 de abril de 2020 foi celebrado o Dia Internacional do ParaVoley, data que marca a fundação da a World ParaVolley e quatro décadas desde a primeira participação do vôlei sentado nos Jogos Paralímpicos. Como forma de comemoração, a entidade máxima da modalidade no mundo homenageou 110 personalidades que contribuíram para o esporte, dentre eles, o atleta Gilberto Lourenço da Silva (Giba) e o árbitro Ronaldo Tadeu Chrysostomo Chaves.
A federação internacional criou oito categorias para subdividir os homenageados em sua área de atuação (Prémios póstumos, Jogador, Treinador,
Parceiro Internacional, Arbitragem, Classificação, Funcionários Técnicos e Governança). Os brasileiros receberam os certificados na modalidade de atleta (Giba) e arbitragem (Ronaldo).
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), Ângelo Alves Neto, o reconhecimento da World ParaVolley veio em forma de certificado para o Brasil. “A World ParaVolley reconheceu o trabalho que a CBVD vem fazendo em prol do esporte através de dois representantes, o atleta Giba e o árbitro Ronaldo Tadeu. Fico feliz em saber que a confederação, apesar de pouco tempo de fundada, já tenha este reconhecimento internacional”.
Perfil
GILBERTO LOURENCO DA SILVA (BRA)
• Jogador de vôlei sentado desde 2006.
• Tornou-se membro da equipe nacional em 2007.
• Ganhou uma medalha de prata no Campeonato do Mundo em 2014 e um bronze na Copa do Mundo em 2018.
RONALDO TADEU CHRYSOSTOMO CHAVES (BRA)
• Iniciou a carreira de árbitro de vôlei em 2006.
• Jogos oficiais nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.
• Delegado Pan-Americano de Arbitragem.
*Com informações da World ParaVolley