Paralimpíadas: Vôlei Sentado classifica as duas seleções para semifinais de Tóquio


Foto: Pedro Ramos/Rede Brasil

As seleções brasileiras de vôlei sentado conquistaram vaga para as semifinais dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. O Brasil foi o único país a classificar as equipes masculina e feminina para a fase de mata a mata da maior competição mundial, mesmo com todas as adversidades impostas pela Covid-19. Agora, o time masculino joga dia 2 de setembro, às 6h30, contra o Comitê Russo, e a equipe feminina entra em quadra no dia 3 contra os Estados Unidos.

A seleção feminina passou na fase classificatória de forma invicta, derrotando suas três adversárias, aplicando 3×2 no Canadá, 3×0 no Japão e 3×1 Itália, ficando em primeiro colocado do grupo. Já a seleção masculina teve um pouco mais de dificuldade e conquistou a vaga pelo critério de desempate, venceu o primeiro jogo para a China (3×1) e depois perdeu os dois seguintes, 3×0 para o Irã e 3×1 para a Alemanha.

Para Agtônio Guedes, técnico da seleção feminina, a primeira fase saiu de acordo com as estratégias traçadas rumo ao ouro. “Tínhamos planejados ganhar os três primeiros jogos e terminar a fase de grupos em primeiro, isso aconteceu apesar das dificuldades do jogo de estreia. Agora é uma outra competição, iremos enfrentar os Estados Unidos, equipe que já enfrentamos enumeras vezes. Já vencemos em amistosos, mas nunca em partida oficial. Chego a nossa vez”, disse.

O técnico da seleção masculina comentou da dificuldade que encontrou durante a fase de grupos. “Foi uma fase muito difícil, apesar de já ser esperado devido ao nível das equipes. Graças a Deus conseguimos a nossa classificação e agora é colocar em prática tudo o que foi realizado em treinos durante todos esses anos para conseguirmos chegar a tão sonhada medalha paralimpica. Jogaremos por nós e por todos aqueles que nos apoiam”, afirmou Célio Mediato.

As partidas terão transmissão ao vivo pelo Canal SporTv 2, além do canal do YouTube do Paralympic Games.

Copyright Confederação Brasileira de Voley para Deficiente. Desenvolvido por Softeam
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support