Seleção Masculina de Vôlei Sentado passa por avaliação no NAR

A equipe masculina da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado passou por uma criteriosa avaliação de força e potência aplicada por profissionais do Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo (NAR) na manhã desta quinta-feira, 12. Os paratletas foram submetidos a três testes que nortearão o preparador físico da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) na prescrição de exercícios voltados para o melhor aproveitamento do atleta.

A avaliação iniciou com testes de potência muscular dos membros inferiores, onde os atletas saltaram para realizar o Squat Jump e Counter Movement Jump. Em seguida, todos foram submetidos a testes de potência no supino reto (empurrar horizontal) e desenvolvimento (empurrar vertical). O preparador físico da CBVD, Alexandre Ferreira, e a fisioterapeuta da seleção masculina, Ana Paula de Lima, estiveram atentos a cada movimento dos atletas.

O mestre em treinamento físico do NAR, Ronaldo Kobal, explicou que os atletas foram submetidos a uma avaliação neuromuscular com testes de potência e força. “Os atletas fizeram teste de potência de membros inferiores, através dos saltos verticais, e teste de membros superiores para identificar uma carga ótima de treinamento para eles. Para aferir estes dados utilizamos alguns parâmetros aplicados a nossa metodologia”.

Passando pela terceira vez pelo procedimento de avaliação do Núcleo de Alto Rendimento, o atacante da Seleção Brasileira de vôlei sentado, Leandro Henrique, garantiu que a medição destes dados irão melhorar o desempenho dos atletas. “O resultado desta avaliação será comparado com meus resultados anteriores e o treinador o poderá descrever um treino focado nas minhas falhas”, garantiu o jogador que mede 2,02 metros.

Por: Danilo Cardoso
Copyright Confederação Brasileira de Voley para Deficiente. Desenvolvido por Softeam
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support