A atleta Janaína Petit, escolhida melhor atacante do mundo no World ParaVolley, torneio realizado em novembro na Bósnia, está de volta a seleção brasileira após um período de recuperação de uma cirurgia na vesícula. A jogadora participará da 3ª Semana de Treinamento da Seleção Brasileira, que acontecerá de 5 a 12 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
A seleção está em preparação para o Zonal Championships, competição que acontecerá de 9 a 13 de maio, no Canadá. A seleção masculina também estará em treinamento no período de 12 a 19 de março.
De acordo com o técnico Fernando Guimarães, o retorno da atleta mudará todo o esquema de jogo do Brasil. “Vamos começar a formar uma nova equipe. Serão novas jogadores, novas funções e novo esquema tático. Teremos muito trabalho pela frente, mas, acredito muito que teremos plena condições de nos mantermos entre os primeiros do mundo. Nossa meta é os Jogos Paralímpicos Paris 2024, que parece que estar longe, só que falta apenas um ano e meio”, contou.
Apesar de estar sem pegar na bola há 40 dias, a atleta demonstrou confiança. “Já estou firme e forte. No ano passado, após um exame de rotina, o ultrassom acusou uma pedra na vesícula. Fiz a cirurgia no dia 16 de janeiro e passei 40 dias sem fazer esforço. Agora estou super bem, porém estava sem treinar, nem no clube. Devagar vamos pegar o ritmo de novo”, revelou Janaína Petit.