Atleta de 2.08 metros integra seleção de base de vôlei sentado

A descoberta de novos talentos tem sido uma das metas da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes neste ciclo paralímpico de Paris 2024. Durante a 2ª Semana de Treinamento da Seleção de Base, um atleta vem se destacando pela altura e qualidade técnica. Gustavo Henrique de Jesus, de apenas 18 anos, possui 2.08 metros de altura.

Oriundo do vôlei de praia convencional, o jovem recebeu a convocação após seu ex-professor conversar com um membro da diretoria da CBVD e mostrar seu talento. Após a imersão na modalidade, Gustavo se identificou, buscou um clube e agora se dedica 100% para a prática do vôlei sentado nutrindo o sonho de integrar a seleção principal e participar de competições internacionais.

Sem saber a existência da modalidade até a convocação, o jovem não perdeu a oportunidade e se jogou de corpo e alma para evoluir a cada treino. “Conheci o vôlei sentado na primeira semana de treinamento, que aconteceu em fevereiro, de lá pra cá, estou gostando. É uma coisa nova que venho me esforçando muito para chegar onde quero. O vôlei sentado agora é a minha atividade favorita”, afirmou Gustavo.

A promessa na modalidade revelou sua pretensão dentro da modalidade. “Quero treinar bastante até conseguir meu lugar na seleção principal e poder representar o Brasil nas competições pelo mundo a fora e quem sabe conquistar uma medalha no Parapan e nos Jogos Paralímpicos”, disse.

O técnico da seleção de base, Jorge Miranda, comentou a evolução dos atletas durante a fase de treinamento. “Todos estão tendo uma evolução muito boa. Teremos em junho o Panamericano três por três e temos muitas opções de atletas para levar. Estamos seguindo nosso planejamento e está sendo cumprido o que nos propormos a fazer. Apareceu Gustavo, que foi uma surpresa muito boa, que tem qualidade técnica e uma boa estatura”, ponderou.

História

Portador de mielomeningocele, o atleta já passou por mais de 27 cirurgias, conforme descreve. “Não possuo o último osso do cóccix. Também tenho problema na panturrilha, onde já fiz mais de 27 cirurgias, além de uma cirurgia aberta no umbigo e outra na parte inferior do abdômen. Também não possuo um osso do pé, o que impede de movimentá-lo para cima e para baixo”, revelou Gustavo.

Copyright Confederação Brasileira de Voley para Deficiente. Desenvolvido por Softeam
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support