Torcida vibrando, time motivado e jogando em casa, a soma de todos estes fatores resultaram em uma fórmula espetacular que deu a Seleção Brasileira de Vôlei Sentado a vitória por três sets a zero sobre o Egito no Desafio Internacional da modalidade (25/23, 25/18 e 25/18). A partida aconteceu nesta sexta-feira, 4, na quadra do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTB), na cidade de São Paulo.
A partida entre as duas seleções foi uma iniciativa da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que trouxeram o time masculino de vôlei sentado do Egito como forma de preparar e proporcionar um maior volume de jogo para as duas seleções. Todo o jogo foi transmitido ao vivo pelo Canal SportTV 3.
Completando um ano de gestão à frente da CBVD, o presidente Ângelo Alves Neto estava satisfeito com o desempenho dos atletas diante da torcida. “Passamos toda essa semana de treinamento fazendo amistosos contra o Egito e acabamos empatados com duas vitórias para cada lado, o tira teima foi justamente hoje e com um sabor muito especial, porque perdemos a sonhada medalha paralímpica no Rio 2016 para eles”.
Revelando que a equipe brasileira está no caminho certo rumo ao Mundial, que acontecerá em julho na Holanda, o técnico da seleção Célio César Mediato destacou que mesmo com a vitória existe muita coisa para ser ajustada. “Estamos no caminho certo para o mundial, já que os atletas se comportaram bem, souberam jogar e manter a calma nas poucas vezes que ficamos atrás no placar. Nossa equipe está de parabéns”.
Maior pontuador da partida e um dos mais experientes na seleção, o atacante Giba, camisa 1, comentou um pouco sobre a semana de treinamento junto com o Egito. “Começamos a semana mal perdendo a partida, ganhamos o segundo jogo, voltamos a perder o terceiro e no quarto, o técnico falou que jogássemos cada set como se fosse o último jogo é assim ganhamos a quarta partida e finalizamos a semana com esta vitória que dedicamos a toda comissão técnica”.
Um dos mais jovens em quadra, o oposto da seleção brasileira, Fabrício da Silva Pinto, estava bastante emocionado após a vitória. “É muito bom vencer, além do mais este time que estava engasgado desde 2016 quando perdemos a disputa do bronze. Não consegui segurar as lágrimas após a vitória. Esta partida foi muito importante para nossa preparação para o mundial”.