Superação, esta é a palavra que irá definir o Campeonato Brasileiro Feminino de Vôlei Sentado, 1ª etapa, e o Campeonato Brasileiro Masculino de Vôlei Sentado, Série Prata, grupo A (Norte, Nordeste e Centro-oeste). A abertura das duas competições nacionais aconteceu simultaneamente na quadra do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na tarde desta sexta-feira, 8, contando com a presença o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), Ângelo Alves Neto.
Neste primeiro dia de competição sete jogos, sendo três partidas pela manhã e quatro no período da tarde, esquentaram as quadras demonstrando o alto nível dos jogos e a excelente capacidade técnica dos paratletas. De acordo com o regulamento da competição todas as equipes se enfrentaram e os melhores colocados se classificarão automaticamente para as finais. Dentro de quadra várias jogadoras que integra a seleção brasileira estarão em ação, dentre elas, várias medalhistas da Paralimpíadas Rio 2016.
No discurso de abertura das competições, o presidente da CBVD transpareceu entusiasmado em trazer pela segunda vez uma competição para Aracaju e contribuir para a fomentação da modalidade. “Conheci e ingressei no vôlei sentado aqui na quadra do IFS e nada melhor, depois de ter transitado entre atleta e dirigente voltar para este local e contribuir para o desenvolvimento do esporte”.
A pró-reitora do IFS declarou toda sua honra em contribuir para o engrandecimento do vôlei sentado em Sergipe e no Brasil. “Estamos honrados em sediar dois Campeonatos Brasileiros aqui na nossa instituição e contribuir para que estes atletas realizem seus sonhos aqui na quadra do instituto. Desde 2012 trabalho junto com Ângelo com o objetivo de fazer a inclusão das pessoas no esporte”, disse Ruth Sales.
Resultados
No período da manhã o Sesi (SP) venceu por três sets a zero a equipe do Adfego (GO), parciais 25/7, 25/11 e 25/10. A segunda partida o Adap (GO) passou fácil pelo Ciep (SE) também pelo placar de 3×0, parciais 25/8, 25/11 e 25/6. O último e mais disputado jogo aconteceu entre Adfego (GO) e Anthares (AL), onde o time de Goiás superou as alagoanas por 3×1, parciais 25/14, 25/13, 26/28 e 25/12.
No turno da tarde as duas principais equipes do feminino, que dividem todas as jogadoras da seleção brasileira, fizeram o duelo antecipado do que poderá ser a final. Nesta partida o Sesi (SP) venceu o Adap (GO) por 3×0, parciais 25/17, 25/16 e 25/19. O segundo jogo foi um clássico regional onde as sergipanas do Ciep (SE) derrotaram as alagoanas do Anthares (AL) por 3 sets a 2.
A primeira rodada do masculino abriu com o clássico alagoano entre Anthares (AL) e Adefesmic (AL) bastante disputado, onde o Anthares venceu por 3×2, parciais 21/25, 24/26, 27/25, 25/19 e 15/9. A segunda partida do masculino o Asdepa (PA) venceu por 3×0 o Adefa (AM).