Na manhã desta sexta-feira, 31, a Confederação Brasileira de Voleibol Sentado (CBVD) realizou a abertura do Campeonato de Voleibol Sentado “Série Prata” masculino, que reúne equipe do Norte e Nordeste. A solenidade aconteceu no município de João Pessoa, na Paraíba, no ginásio Hermes Taurino, e contou com a presença do presidente da CBVD, Ângelo Alves Neto; o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo; o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Emano Santos; outras autoridades e público em geral.
Ao dar início a festividade, o presidente da CBVD, Ângelo Alves Neto, destacou que a realização deste campeonato é parte da concretização do novo objetivo da CBVD que é levar o vôlei sentado a todos os cantos do Brasil. “O novo objetivo da CBVD é fomentar o voleibol sentado pelo Brasil e aqui eu pude observar a quantidade de pessoas com necessidades especiais que compareceram para ver o evento o que já mostra que estamos atingindo parte do nosso objetivo que é fomentar o vôlei sentado. Outra prova disso é o time da ACSOCIAL que era um time que estava inativo perante a CVBD e hoje com o retorno ao campeonato os atletas estão extremamente felizes por estarem participando da competição e principalmente por ser em Casa”.
O presidente ainda aproveitou para agradecer a cidade de João Pessoa pela receptividade. “Está sendo fantástico aqui, a gente foi muito bem recebido. As equipes se adaptaram muito bem, a acessibilidade é maravilhosa e o apoio que a prefeitura nos deu foi fantástico”, frisou Ângelo.
Genilson Machado, que é presidente da ACSOCIAL, disse que a CBVD está de parabéns ao levar esporte a regiões que são mais carentes disso. “Eu acho legal porque a gente começa a trazer mais oportunidade para o pessoal do Nordeste, pois somos muito carentes nessa área do esporte do Para-Desporto. Então a gente teve esse abraço da CVBD para tentar melhorar os atletas do Nordeste e fazer uma competição mais igualitária. Acessibilidade não é só um espaço arquitetônico, mas é um espaço de acesso a políticas públicas e sociais, é um espaço onde a gente começa a socializar pessoas com deficiência”.
Acessibilidade, integração e qualidade de vida foram as palavras usadas pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, para definir a realização do Campeonato “Série Prata”. “Eu acho que é essencial a realização deste campeonato aqui na cidade porque agrega valor à cidade de João Pessoa, então um evento como esse é muito importante para nós. Nós estamos preparados para receber todos que vão participar desse evento, a cidade está mobilizada, e estimular a prática do esporte porque é fundamental para a qualidade de vida. Eu acredito que o vôlei sentado está demonstrando uma capacidade muito grande de envolver as pessoas”.