Tóquio 2020: Dois brasileiros irão compor quadro de arbitragem do vôlei sentado

Os árbitros da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), André Calado e Vanessa Redes, foram convocados pelo Comitê Organizador dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 para compor o quadro de arbitragem da maior competição esportiva mundial. Os profissionais possuem vasta experiência em competições internacionais, atuando mundiais, pan-americanos e intercontinentais.

Com a proximidade do início das competições paralímpicas, que tem o dia 24 de agosto reservado para a abertura oficial, o Brasil ganha ainda mais força por se destacar pelo nível de profissionais no mercado. Atualmente, a seleção masculina de vôlei sentado é a segunda no ranking mundial e a seleção feminina ocupa a terceira colocação na classificação feita pela World ParaVolley.

O árbitro André Calado comentou sobre a expectativa de apitar as partidas nos Jogos Paralímpicos, após um longo período fora das quadras devido a pandemia da Covid-19. “Assim como todo atleta, todo árbitro tem o sonho de participar dos Jogos Paralímpicos, que é o evento mais importante da modalidade, apenas dois países possuem dois árbitros, sendo o Brasil e o Canadá, isso mostra a honra em ser escolhido”, destacou.

Calado ainda destacou que chegar a este nível só foi possível graças ao bom trabalho desenvolvido pela CBVD. “Nada disse seria possível se não tivesse sido feito um bom trabalho com a arbitragem no Brasil desde o início. A Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes apoia sempre a arbitragem e sabemos que não é fácil fazer um bom arbitro, um bom arbitro é moldado em cima de bons jogos e isso tem ajudado muito, começando pelos Campeonatos Brasileiros”, frisou.

A árbitra Vanessa Redes também falou sobre a felicidade em participar das Paralímpiadas de Tóquio. “Estava na lista de reserva e quando recebi a convocação oficial a felicidade e a ansiedade transbordou, a tarefa de representar a melhor escola de arbitragem do mundo é pesada, mas sei que temos a capacidade, o conhecimento e a experiência que precisamos para continuar fazendo um bom trabalh. Agora é continuar focada nos estudos e na minha preparação para pode chegar lá na melhor condição possível”, revelou.

O tempo longe das quadras devido a pandemia vêm deixando a profissional mais ansiosa. “Não será fácil, estamos há tempo longe das quadras por causa da pandemia, mas, o Brasil sempre teve bons campeonatos nacionais. É mais um sonho sendo realizado, e ter o André Calado junto nesse desafio me deixa muito mais segura, pois ele sempre foi meu mentor e meu exemplo a ser seguido, realizar com ele esse sonho é incrível fizemos o curso juntos e fomos juntos a nosso primeiro torneio internacional”, contou Vanessa entusiasmada.

Classificação

Além dos dois árbitros atuando nas partidas dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o Brasil também terá o classificador internacional Rafael Gnecco de Proença realizando a classificação funcional dos atletas antes do início da competição.

Copyright Confederação Brasileira de Voley para Deficiente. Desenvolvido por Softeam
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support